terça-feira, 28 de abril de 2009

conteudos programaticos 3ª e 4ª serie

Sugestões de Conteúdos Programáticos do 4º ano do Ensino Fundamental

Disciplina: Lingua Portuguesa
Leitura:
Entonação, compreensão, julgamento (leitura crítica).
Incentivo a leitura (uso da biblioteca, fichas, pesquisas, etc).
Reconhecimento de diferentes tipos de textos.

Produção escrita:
Prática de escrita.
Estrutura do texto ( divisão do texto em frases por meio de recursos do sistema de
pontuação: maiúscula inicial e ponto final ( exclamação, interrogação e reticência) e reunião das frases, em parágrafos.
Organização das idéias – discurso direto e indireto.
Seqüência, coerência e clareza.
Utilização de estratégias de escrita: planejar o texto, redigir rascunhos, revisar e cuidar da apresentação.
Ampliação de idéias e recursos dentro dos diferentes textos.
Concordâncias verbal e nominal e outros aspectos que se mostrem necessários a partir das dificuldades de redação.
Produção de diferentes tipos de texto: Informativos, Jornalísticos, Literários, Científicos, Biografia, autobiografia, receita, carta, história em quadrinho, entrevista, relatório, lenda, esquema, poema, resumo.

Produção oral:
Emprego da norma culta e coloquial ( maior nível de formalidade no uso da linguagem).
Ortografia/ Pontuação e Gramática:
Os conteúdos deste bloco devem continuar sendo selecionados em função das
necessidades apresentadas pelos alunos no processo de produção e compreensão de textos.
Disciplina: Ciências
O Universo
Diferentes concepções sobre o surgimento do Universo e o funcionamento do Universo
( perspectiva científica, religiosa e antropológica)
Sistema solar
Conceito de sistema
Força gravitacional
Conceito de planeta, estrela, satélites naturais e artificiais, galáxia ( Andrômeda e Via
Láctea), meteoros, meteoritos, poeira cósmica e constelação
Critérios: tamanho, constituição, temperatura, relevo, posição em relação a Terra,
movimentos, relações dessas características com a vida.
Astrologia – influência dos astros no comportamento das pessoas
- constelações do Zodíaco
Ambiente
Água
Solo
Principais problemas mundiais
Água : captação e armazenamento da água
destino das águas servidas
Lixo : coleta e tratamento do lixo
Esgoto: destino / tratamento
Solo: solo e atividades humanas
Saneamento básico
Problemas na Ilha
Armazenamento e reciclagem do lixo
Aproveitamento, desperdício e tratamento do lixo
Esgoto – poluição, tratamento, formas


Disciplina: História
Organização social – O grupo
Árvore genealógica
Diferentes abordagens do tempo
Resgate de décadas
Pluralidade cultural
Noções topológicas
Localização espaço temporal
Referencial espacial amplo e conceitos relacionados aos pontos cardeais e colaterais
Construção da idéia de representação do espaço ( conceito de mapa e histórico)
Releitura de diferentes mapas ( político, físico, etc)
Identificação do planisfério e dos continentes
Estudo do mapa da América do Sul em relação ao mundo
Estudo do mapa do Brasil em relação à América do Sul e ao mundo
Identificação das regiões do Brasil
Estudo do mapa da cidade
Releitura do mapa político da cidade e estabelecimento de relações
História
Evolução do centro da cidade, bairros e praias
Grande Florianópolis – municípios
Urbanismo, Economia e demografia
Características da cidade – Capital do Estado – Cidade turística – Ilha
Atividades econômicas
Serviços públicos: Casan, Concap, Celesc, Telesc, Eletrosul, Santur e Universidade
Zonas verdes – Área de preservação permanente
Reflorestamento
Evolução da população – movimentos migratórios e distribuição da população (
movimento dos sem terra
Êxodo rural e favelização – zoneamento e urbanização
Disciplina: Matemática
Sistema numérico:
Bases não decimais
Bases decimais
Sistema de numeração decimal
Valores dos algarismos na representação de um número ( valor posicional)
Numerais romanos
Números naturais:
Seqüência numérica
Operações fundamentais:
Adição com e sem reserva
Prova real da adição
Termos da adição
Subtração sem ou com recurso
Termos da subtração
Prova real da subtração
Multiplicação por um algarismo ( processo longo e curto)
Análise combinatória e soma de parcelas
Prova real
Termos da multiplicação
Algoritmo da multiplicação
Estruturação e sistematização das tabuadas ( 1 à 10)
Divisão por um algarismo
Termos
Subtrações sucessivas
Estimativas
Prova real
Algoritmo da divisão
Situação – problema
Problemas e desafios ( leitura, interpretação, elaboração de estratégias com etapas
de resolução).
Fração contínua e discreta
Identificação
Escrita e leitura
Comparação
Equivalência ( noções )
Problemas e desafios
Grandezas e medidas
Sistemas de medidas
Medidas não padronizadas
Medidas de comprimento ( uso do Km, m, cm, mm ) sistema métrico decimal
Medidas de massa ( Kg, g, mg )
Medidas de capacidade ( l, ml )
Medidas de tempo ( horas, minutos, segundos, décadas, séculos e milênio)
Espaço e forma
Geometria
Localização e orientação espacial e suas representações
Formas tridimensionais – diferenças e construção
Significado de arestas, lado, vértice, superfície
Estatística
Gráfico de barras e circulares
Sistema monetário
Problemas e desafios
Custo, Prazo, À Vista, Desconto, Acréscimo
Identificação e troca de cédulas e moedas






Disciplina: Educação Física
Jogos recreativos: visando a iniciação desportiva;
resgate de outras gerações:
construção de regras;
Criação de novos jogos;
Dança: movimentos rítmicos e variados;
Jogos que desenvolvam a resistência, velocidade, flexibilidade, agilidade e a força;
Atividades e Jogos que contemplam o uso de diversos materiais;
Atividades e Jogos competitivos X cooperativos – relações e diferenças;
Atividades que contemplam os saltos, arremessos, equilíbrio;
Esportes: iniciação com construções de regras que respeite os interesses e
necessidades do grupo;
Futebol: popularmente mais jogado
Handebol: jogo inverso ao futebol
Kety: variação do voleibol
Jogos Olímpicos – 2004, re-conhecimento dos esportes olímpicos e os atletas mais reconhecidos de cada modalidade;
Jogos populares;
Conscientização corporal: mudanças respiratórias; e o corpo no espaço;
Os temas transversais: ética e saúde (alimentação), estarão sendo contemplados no decorrer das aulas, assim como valores e suas importâncias.










Disciplina: Inglês
A motivação dos alunos é essencial para o aprendizado acontecer, por isso a proposta é propiciar situações onde os alunos sintam a necessidade da comunicação nesta língua. Além da necessidade, é importante que os alunos percebam a importância e utilidade da língua. Situações cotidianas, de viagem, de receber hóspedes estrangeiros, de leituras de livros e revistas, assistir canais alternativos de TV são alguns exemplos.
O vocabulário a ser trabalhado acompanhará o projeto maior do grupo, fazendo assim, mais sentido ainda para cada aluno ter um bom motivo para aprender.
Para as 3as séries Introduzir o vocabulário (palavras) dentro de um contexto, acompanhar o projeto da turma (da professora), para fazer sentido para as crianças.
Uma revisão de vocabulário: numbers (1 to 100); days of week; months; colours,
objects, adjectives (opposites); words related to morning (breakfast); afternoon (lunch);evening (dinner); parts of the body ; parts of the house; words related to the seasons (winter, spring, summer, fall); games and their specific vocabulary. Aprender a usar o dicionário.
O uso de frases e perguntas simples e curtas como por exemplo: What is your/his/her name? What is this? Is this ... or ...? How...? Where..? When...?A percepção das inversões nas perguntas, o uso dos verbos (is/are e as formas negativas) correspondentes. O uso de outros verbos e perguntas com os auxiliares DO/ Don’t/DOES/ doesn’t. Introdução de CAN no uso diário como forma de permissão e habilidade. Enfatizar a diferença entre presente simples e contínuo. Enfatizar a linguagem escrita nesta fase, com o uso do caderno, com a produção de pequenos textos e leitura de outros (pequenas estórias).
Os procedimentos, esperados por parte dos alunos, para todas as turmas estão a
seguir:
Saber ouvir com atenção;
Repetir estruturas da língua;
Utilizar-se do vocabulário aprendido na execução de jogos em equipe e coletivos;
Realizar diálogos curtos com os colegas;
Simular situações cotidianas em inglês;
Estabelecer as inversões nas questões;
Observar as conversações dos colegas com atenção;
Utilizar o dicionário (para as terceiras séries).
Espera-se que os alunos:
Respeitem os hábitos relativos à culturas diferentes da sua;
Interessem-se em conhecer uma nova forma de se comunicar;
Cuidem da boa apresentação de suas produções orais e gráficas.























Sugestões de Conteúdos Programáticos do 5º ano do Ensino Fundamental

Disciplina: Língua Portuguesa
Conteúdos Gramaticais:
Ortografia;
Esquemas temporais (presente, passado e futuro);
Sinais de pontuação;
Mecanismo de concordância verbal e nominal;
Conteúdos Textuais:
Tipologia de textos e seus operadores temporais e argumentativos;
Intertextualidade;
Produção de textos (planejamento, rascunho, revisão e apresentação);
Mecanismos de coesão textual (retomada pronominal, repetição, substituição lexical);
Recursos básicos suplementares (distribuição espacial, margem, marcação de
parágrafo, letra maiúscula);
Síntese narrativa e argumentativa;
Literatura infanto-juvenil;
Leitura crítica;
Oralidade.











Sugestões de Conteúdos Programáticos

Disciplina: Matemática

Operações Fundamentais:
adição, subtração, multiplicação e divisão;
algoritmos das operações fundamentais;
utilização das operações fundamentais como ferramenta para a resolução de
problematizações nas suas mais variadas formas;
estimativa;
cálculo mental.

Medidas, Formas e Construções Geométricas:
Conceitos: ponto, linha, superfície, vértice, aresta, ângulo;
linguagem geométrica;
polígonos;
triângulo e quadrilátero;
propriedades dos triângulos;
Conceitos: escalas e simetria;
Construções geométricas com o auxílio do compasso e do transferidor;
ampliação e redução de figuras;
sólidos geométricos.

Frações:
Conceito e representações;
Leitura e escrita;
Comparação de frações;
Frações discretas e contínuas;
Cálculo de fração de quantidade;
Frações equivalentes;
Simplificação;
Operações com Frações;
Resolução de problemas envolvendo frações.

Porcentagem e Gráficos:
Conceito de porcentagem a partir das frações decimais;
Cálculo de porcentagem através de frações equivalentes;
Resolução de problemas envolvendo cálculos de porcentagem;
Desenvolvimento de procedimentos e estratégias para coleta de dados e informações
em pesquisa de diversas naturezas;
Construção de procedimentos de apresentação de dados coletados;
Construção, leitura e interpretação de diferentes tipos de representações gráficas
(barra, linha, setores).


















Disciplina: Ciências
Os conteúdos abordados em ciências na 4ª série, em linhas bem gerais são os
elementos do ambiente, o ambiente, os ecossistemas e o corpo humano.
A atenção aos elementos essenciais à vida no planeta (solo, água, ar e energia)
se refere à sua disponibilidade, propriedades, uso, manutenção e preservação. A
compreensão das relações existentes no meio ambiente entre os seres vivos e não
vivos faz parte da compreensão do conceito de meio ambiente. Conhecimentos
conceituais a respeito de misturas, fertilidade, erosão, decomposição e ciclo da água
em especial deverão ser abordados. A idéia de cadeia alimentar (incluir problemática
da DENGUE), diferentes espécies, o papel dos vegetais (fotossítese). O conceito de
produção de lixo e poluição também será abordado e trabalhado de forma prática com
o PROLIX. Além disso, abordaremos sobre a origem do Universo, o Big Bang, o
surgimento dos sistemas, em especial o Sistema Solar e formação da Terra. Em
relação ao estudo do corpo humano se limitar a idéia do todo. Um todo integrado e
articulado. Relações entre os sistemas que compõe o corpo humano e o seu
funcionamento.
Os procedimentos que espero que o aluno desempenhe para que atinja os
objetivos propostos, estão explicitados a seguir:
-Ler e interpretar a CARTA DA TERRA.
-Registrar de forma resumida e divulgar trimestralmente os principais assuntos tratados
em aula, relatando experiências, entrevistas, conclusões coletivas;
-Fazer experiências;
-Observar os ecossistemas diferenciados;
-Aprender a Pesquisar na Web (internet) usando palavras-chave.
-Planejar estratégias de estudo e pesquisa, planejar ações;
-Saber encontrar os dados pertinentes à sua pesquisa,
- Saber encontrar diferentes fontes de pesquisa, saber pesquisar;
-Saber formular perguntas pertinentes às questões em estudo;
-Aplicar os conhecimentos adquiridos para justificar suasidéias;
-Fazer previsões, levantar hipóteses;
-Avaliar idéias e hipóteses frente à aprendizagem adquiridas;
-Representar suas idéias por meio da escrita e do desenho;
-Demonstrar a socialização dos conhecimentos adquiridos para o grupo, comunidade
escolar e sociedade.





















Disciplina: História

Observação, identificação e representação de espaço através da comparação e da elaboração de mapas e maquetes;
O Homem transforma espaços;
Produção de maquetes e planta de um ambiente doméstico e/ou do espaço escolar;
Interpretação de símbolos cartográficos através de legendas;
O Estado de SC e o País, representações e localização temporal;
Percepção histórica dos mapas;
Elaboração de um mapa imaginário;
Interpretação de símbolos cartográficos através de legendas;
Leitura e interpretação de textos que estimulem a compreensão de diferentes modos de vida: urbano, rural e indígena, contemporâneos;
Pesquisa sobre suas origens familiares;
Reflexões sobre biografias;
O Estado de SC e suas ondas migratórias ;
Localização dos grupos étnicos no espaço de SC;
Produção e leitura sobre o tema: Família, sua história e memória;
A colonização do Estado de SC;
As primeiras povoações (índios Kaigang e Xokleng);
A relação dos índios com os imigrantes;
Colonizações: Alemã, Açoriana, Italiana e outras minorias étnicas;
A dinâmica econômica do Estado, influências da colonização.







Geografia

O homem transforma espaços;
Tipos de moradia;
Contrução de espaços através da comparação e da elaboração de mapas e maquetes;
Produção de maquetes sobre o relevo catarinense;
Percepção histórica dos mapas;
Interpretação de símbolos cartográficos e do imaginário europeu;
Elaboração de um esboço cartográfico;
Leitura e interpretação de textos que estimulem a compreensão dos modos de vida:
urbano e indígena;
Pesquisa sobre suas origens familiares;
Reflexões sobre biografias;
O Estado de SC e suas ondas migratórias-etnias;
Localização dos grupos étnicos no espaço de SC;
Produção e leitura sobre o tema: Família, sua história e memória;
Apresentação de trabalhos sobre a memória familiar;
As primeiras povoações (índios Kaigang e Xokleing);
A relação dos índios com os imigrantes;
Colonizações: Alemã, Açoriana, Italiana ;
Formação das primeiras vilas-cidades;
A dinâmica econômica do Estado, influências da colonização.








Disciplina: Artes
Representação e Comunicação:
Leitura e representação das formas no espaço, considerando os elementos básicos da linguagem visual, suas qualidades expressivas e suas articulações nas imagens produzidas.
Criação e construção de formas bi e tridimensionais, pesquisando e experimentando diferentes suportes, materiais e técnicas artísticas.
Leitura e representação do cotidiano e do imaginário.
Investigação e Compreensão:
Apreciar produtos de arte em suas várias linguagens, desenvolvendo tanto o prazer na apreciação, quanto a análise estética.
Convivência com produções visuais, figurativas ou não, e suas concepções estéticas nas diferentes regiões e culturas.
Contextualização Sócio-Cultural
Entender e respeitar o artista e preservar as diversas manifestações de Arte produzidas por diferentes grupos sociais e étnicos, integrando com o patrimônio nacional e internacional, que se deve conhecer e compreender em sua dimensão sócio-histórica.












Disciplina: Educação Física

Atividades que contemplem os saltos, arremessos, corridas e equilíbrio;
Jogos recreativos visando o resgate de outras gerações e a reconstrução de regras;
Dança, movimentos rítmicos variados;
Atividades que possibilitem o entendimento de conceitos e diferenças entre competição
e cooperação, através da formação de grupos variados;
Jogos recreativos visando a iniciação desportiva com construção de regras que
atendam aos interesses e necessidades do grupo.




















Disciplina: Inglês
Personal Pronouns
To be verb (present)
Plural nouns
Indefinite article: a/na
Here/There
Review of numbers
“Wh” questions (What time, What, Where, How much, and When)
I would like
Possessive (my, your, her, his)
Verbs: most frequently used
Introduction to Present Tenses
Can (permission and ability)
Preferences
Invitation
Vocabulary
Introduction to Reading, Speaking and Listening














CURRÍCULO DE ENSINO RELIGIOSO


EIXOS ORGANIZA-
DORES

CIÊNCIAS
CONHECIMENTO RELIGIOSO

CONTEÚDOS CURRICULARES
CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS
(Blocos de conteúdos)



CULTURAS E TRADIÇÕES RELIGIOSAS
Filosofia e Tradição Religiosa
A idéia do Transcendente na visão tradicional e atual.
História e Tradição Religiosa
A evolução da estrutura religiosa nas organizações humanas no decorrer dos tempos.
Sociologia e Tradição Religiosa
A função política das ideologias religiosas
Psicologia e Tradição Religiosa
As determinações da tradição religiosa na construção mental do inconsciente pessoal e coletivo



TEOLOGIAS
Divindades
A descrição das representações do Transcendente nas tradições religiosas
Verdades de fé
Conjunto de muitas crenças e doutrinas que orientam a vida do fiel nas tradições religiosas
Vida além – morte
As possíveis respostas norteadoras do sentido de vida: ressurreição, reencarnação, ancestralidade, nada.





TEXTOS SAGRADOS
Revelação
A autoridade do discurso religioso fundamentado na experiência mística do emissor que a transmite como verdade do Transcendente para o povo
História das narrativas sagradas
O conhecimento dos acontecimentos religiosos que originaram os mitos e segredos sagrados e a formação dos textos
Contexto Cultural
A descrição do contexto sócio-político-religioso determinante para a redação final dos textos sagrados
Exegese
A análise e a hermenêutica atualizadas dos textos sagrados




RITOS
Rituais
A descrição de práticas religiosas significantes, elaboradas pelos diferentes grupos religiosos.
Símbolos
A identificação dos símbolos mais importantes de cada tradição religiosa, comparando seu(s) significado(s).
Espiritualidades
O estudo dos métodos utilizados pelas diferentes tradições religiosas no relacionamento com o Transcendente, consigo mesmo, com os outros e com o mundo.



ETHOS
Alteridade
As orientações para o relacionamento com o outro, permeado por valores.
Valores
O conhecimento do conjunto de normas de cada tradição religiosa, apresentado para os fiéis no contexto da respectiva cultura.
Limites
A fundamentação dos limites éticos propostos pelas várias tradições religiosas.

Observação: Este quadro foi extraído, em parte, do Caderno Temático: ENSINO RELIGIOSO – Referencial Curricular para a proposta pedagógica da Escola, editado pelo Fórum Nacional Permanente do Ensino Religioso, 2.000, página 32.

Nenhum comentário:

Postar um comentário